16 junho, 2014

Consultas pós operatórias, sutien pós-cirurgico e cuidados das cicatrizes

(à direita tens os titulos todos discutidos neste blogue. Vê se algum te interessa e passa os olhos porque é possível que consigas aprender mais alguma coisa para te preparares para a tua cirurgia)


Estas consultas serviram ambas para trocar o penso, tendo progressivamente passado para um penso mais ligeiro e, com ele, passei a usar o soutien especial. O soutien, por questões práticas, ficou voltado ao contrário (a frente deste ficou nas costas) no entanto, como é um soutien de desporto não é desconfortável (este deverá ser usado de forma permanente até o médico decidir o contrário).









deram-me soutien este em bege

 
 
Teve que ser usado assim (parece ao contrário) uma vez que facilita o acesso e evita muito movimentos de braços prejudiciais
No inicio este deve ser muito apertado. 

Está aqui o modelo para as que tiverem que comprar o sutien por fora e precisarem de uma ajuda a escolher.




Nesta consulta retirei os pontos.
Não sabendo se devia esperar dor, tomei um analgésico antes de sair de casa (RECOMENDO)
Os pontos foram retirados com a ajuda de uma pequena lâmina e uma pinça; o Dr Pedro Garcia cortava a linha com a lâmina para depois puxar com a pinça.
Em termos de dor, o peito esquerdo não “doeu” propriamente; senti uns beliscos e umas puxadelas desagradáveis, no entanto suportáveis. Já o peito direito doeu-me imenso, estava cheia de vontade de me encolher, parecia que ele estava a cortar a carne; não chorei e aguentei-me na marquesa contudo a minha vontade era de fugir.
Não posso dizer que tenha pouca tolerância à dor, considero-me na média. Online, li que muitas mulheres passam por esta experiência sem grandes dores, sentindo apenas beliscos e puxões desagradáveis; contudo existem casos de senhoras que passam por mais dores que outras, e chegam a chorar durante o processo.
O Dr Pedro Garcia retirou-me os pensos e substituiu-os por adesivos especiais: steri-strips.



 






 As steri-strips são tirinhas como estas. No meu peito a disposição foi um pouco diferente mas é esta a ideia.

O Dr deu-me autorização para tomar banho mediante algumas precauções. Não posso tomar banho com água muito quente nem banho de imersão; o banho deve ser breve (10 min) e com o chuveiro (devem-se evitar as chuveiradas directas no peito nem se devem retirar as steri-strips!). No final do banho devo colocar betadine espuma cutânea sem esfregar, passando depois por água














O peito deve ser delicadamente seco com uma toalha e, posteriormente deve ser seco com um secador (à distância) com o vento o mais frio possível para certificar que o local das cicatrizes está bem seco. Para esta tarefa ajuda muito ter alguém para segurar no secador.

 




 
Depois vocês vão ter que por uma gaze limpa esterilizada (podem ser compradas na farmácia a um preço acessível ou dadas pelo Dr).
  1. Aplicar betadine (normal)
  2. As pontas das steri-strips que estão descoladas devem ser cortadas (o adesivo que ainda estiver colado ao corpo não deve ser arrancado. 




Quando todas as steri-strips caírem vocês vão passar a colocar um creme gordo nas cicatrizes e massajar. Eu obtei por usar Bepanthen Plus. Perguntem ao vosso médico que outras marcas podem usar.



SE NÃO OCORREREM COMPLICAÇÕES AS CONSULTAS SEGUINTES DEVERÃO SER DE SUPERVIÃO APENAS.

Quando as cicatrizes tiverem completamente cicatrizadas se quiserem vocês poderão mudar do creme gordo para uma pomada própria para minimizar as cicatrizes; no entanto devo dizer que estas pomadas tendem a ser extremamente caras e que não existem estudos que provem a sua eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário